A capacidade humana de conexão é estimulada no evento Entre Olhares

Onde foi parar a conexão humana? Quando foi a última vez que você encarou alguém olho no olho? E se você pudesse compartilhar um minuto de contato olho no olho para descobrir…

Em 2015 o movimento social The Liberators Internationalfundado em Perth, Austrália, resolveu fazer um experimento chamado de Eye Contact Experiment em que as pessoas foram convidadas a compartilhar 1 minuto de contato visual com um estranho. O evento  aconteceu em 156 cidades em todo o mundo. O objetivo desse evento global foi demonstrar o poder da conexão humana em público, pois eles acreditam que nossa sociedade global tem sede de conexão verdadeira. Essa experiência permite que você seja a mudança que deseja ver no mundo, criando uma plataforma autêntica, amorosa e respeitosa para a conexão humana florescer em público. Quando nos sentimos conectados um com o outro, nos sentimos mais pacíficos, mais abertos e menos sozinhos. Compartilhar um minuto de contato visual permite que tudo isso flua sem a necessidade de falar o mesmo idioma.

Envolver as pessoas em atos participativos de liberdade nos permitem ver que além das nossas diferenças, há amor e humanidade.

O vídeo abaixo mostra imagens do evento em 2015, em que mais de 100.000 pessoas participaram.

Em 2016 o evento aconteceu em 196 cidades e em 2017 será o maior experimento de contato visual, ao redor do mundo 350 cidades já estão cadastradas e no Brasil serão 18 cidades participantes. O evento ocorrerá no mundo todo no próximo sábado, dia 23 de setembro. Para conferir a lista das cidades participantes clique aqui.

Em São José dos Campos, por exemplo, o evento “Entre Olhares” está sendo organizado pelo Ser Criativo e será realizado das 10h às 12h no Bambuzal do Parque Vicentina Aranha. As orientações para participar do evento são bem simples:

  1. Leve uma canga, tapete de ioga, duas almofadas ou qualquer item que te permita sentar e esperar um desconhecido chegar para compartilhar um minuto de contato visual com você. Esses itens não são obrigatórios, é possível ficar de pé fazendo contato visual com as pessoas também.
  2. Fique disponível para quem quiser chegar e sentar-se à sua frente (ou ficar de pé!). O recomendável é ficar um minuto em silêncio e com olhos nos olhos, exercitando a conexão empática.
  3. Depois de um minuto, as pessoas podem se levantar e ir embora ou fazer um novo contato visual com uma outra pessoa.

Quem quiser saber mais informações sobre o evento pode entrar nesta página no Facebook.

Os organizadores acreditam que ao usar suas habilidades e inteligência para criar experiências positivas para as pessoas participarem ativamente elas são capazes de tornarem o futuro de hoje e amanhã mais sustentável e harmonioso.

Deixe uma resposta