Como medir o impacto socioambiental da sua empresa

Ontem tive oportunidade de participar do workshop: Measure what matters 101 (Medindo o que Importa), em Vancouver, no Canadá. O evento é oferecido mensalmente pelo Banco de Desenvolvimento de Negócios do Canadá (BDC – Business Development Bank of Canada), única instituição financeira dedicada exclusivamente a empreendedores, e pela Comissão Econômica de Vancouver (VEC – Vancouver Economic Comission), que trabalha para posicionar Vancouver como uma cidade globalmente reconhecida por negócios inovadores, criativos e sustentáveis.

Natalie Andreoli, Kristy O’Leary (Imagine Better) e Carla Heim (BDC) no Workshop Measure what matters 101

O objetivo do workshop foi mostrar em detalhes como funciona a ferramenta gratuita “Avaliação de Impacto B“, que por meio de uma análise objetiva e abrangente mede o quão significativo é o impacto socioambiental de qualquer empresa. A ferramenta foi criada para auxiliar empresas B a obter a certificação B. Empresas B (B corps) são empresas com fins lucrativos que precisam atender rigorosos padrões de desempenho social e ambiental, prestação de contas e transparência para conseguirem a certificação do Sistema B.

O sistema B é um movimento global de líderes empresariais que procuram redefinir o sucesso nos negócios, para que um dia todas as empresas possam competir não apenas para ser as melhores do mundo, mas para serem melhores para o mundo. A certificação é feita pelo Laboratório B (B lab), uma organização norte-americana sem fins lucrativos, que avalia não só a capacidade da empresa em gerar retornos, mas também a capacidade de criar valor para seus clientes, funcionários, comunidade e meio ambiente.

Atualmente já existem 2.140 Empresas B, em 50 Países de 130 diferentes tipo de indústrias, com um único objetivo: redefinir o sucesso nos negócios. Na América Latina existem empresas B certificadas na Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Uruguai, Paraguai, Peru, México. No Brasil já existem quase 50 empresas certificadas. Uma delas, por exemplo, é a Mãe Terra, empresa fundada em 1979 que comercializa alimentos naturais e orgânicos, que se preocupa em crescer, mas sempre respeitando os limites da natureza, valorizando a preservação ambiental e com cuidado social. Para encontrar quais são as empresas certificadas no seu país, basta fazer uma busca no site.

Os conceitos do sistema B são conceitos similares ao do capitalismo consciente, com a diferença que no sistema B é possível receber uma certificação, caso a empresa alcance a pontuação mínima.

A Avaliação de Impacto B é uma ferramenta gratuita e confidencial do B Lab e da Comunidade de Empresas B Certificadas. O mais interessante dessa ferramenta é que ela se aplica não só para quem quer obter a certificação, mas para qualquer empresa. Ou seja, independente se você é a única pessoa que trabalha na empresa ou se existem centenas de funcionários, você pode usar a ferramenta. A Avaliação de Impacto B te orienta, por meio de uma série de perguntas sobre governança, trabalhadores, comunidade, meio ambiente e clientes, a aprender o que é preciso para construir um negócio melhor para os seus trabalhadores, comunidade e meio ambiente. Respondendo as perguntas é possível ter uma visão bem ampla do seu negócio. Para fazer a avaliação rápida e resumida de seu impacto leva aproximadamente 30 minutos.

Para fazer a avaliação é necessário acessar o site da Avaliação de Impacto B.

Avaliação de Impacto B

Clicar em Iniciar, selecionar o idioma para Português, preencher os seus dados e clicar em “Crie a sua conta”.

Criando a sua conta, em português

Depois será necessário preencher todas as perguntas dos 5 critérios: governança, trabalhadores, comunidade, meio ambiente e clientes.

Critérios de avaliação

As dicas interessantes que eles deram durante o workshop foi para antes de responder as perguntas, clicar em “Saiba mais” e “Na prática”, no parte superior, para explicar mais sobre aquela pergunta e mostrando na prática o que acontece se você seguir aquela recomendação.

Clicando em “Saiba mais”

 

Analisando “Na prática” o que acontece se você colocar esse critérios em prática

Após realizar a análise, é possível identificar quais os critérios que sua empresa está acima da média e quais podem ser melhorados, comparado com todas as empresas cadastradas na plataforma. Foi bem enfatizado durante o workshop que os dados que você preenche são confidenciais e que não é necessário que você solicite a certificação para poder preencher essa avaliação.

Para quem tiver interesse em fazer a certificação de sua empresa, encontrei esse post escrito em português que explica quais são os critérios e os passos para a certificação. Após obter a certificação, a cada dois anos a avaliação é feita novamente para acomodar práticas novas e inovadoras e avaliar com mais precisão o impacto de todos os tipos de negócios.

Eu gostei bastante de preencher essa avaliação pois ela te mostra parâmetros que talvez você nunca tenha pensado, mas que podem estar afetando o seu negócio, independente do seu negócio ser só você ou se você tiver vários funcionários. Se você tem uma empresa e você quer criar valor para seus clientes, funcionários, comunidade e meio ambiente, eu recomendo fazer essa avaliação gratuita. E mesmo que você não tenha uma empresa, mas trabalhe em uma empresa e não sabe como sua empresa poderia ser melhor, vale a pena preencher o questionário. Tenho certeza que você encontrará itens para melhoria e tornará a sua empresa melhor para para você e para o mundo.

Deixe uma resposta