O que significa sucesso para você?

“Não é sobre chegar no topo do mundo e saber que venceu
É sobre escalar e sentir que o caminho te fortaleceu” – Trecho da música Trem bala de Ana Vilela

Você já parou para pensar o que significa sucesso para você? Durante muito tempo eu acreditei que a fórmula padrão de sucesso era: faça uma faculdade, faça uma pós-graduação, arranje um bom emprego, permaneça nele para o resto da vida, obtenha diversas promoções e diversos títulos ao longo dos anos. Mas desde que eu virei minha vida do avesso eu comecei a enxergar o sucesso de uma outra maneira. Se você quiser saber um pouco mais da minha história, dá uma olhadinha no post que eu escrevi para o portal Coragem para empreender.

Para mim o sucesso era medido em números de títulos, ou nos dígitos da minha conta bancária e por muitas vezes me senti uma fracassada, pois quando me mudei para Florianópolis não tinha mais uma carreira, ao invés de obter um título de doutorado resolvi dar um passo para trás e fazer um curso técnico em meio ambiente. E quanto mais eu olhava para fora e me comparava com as pessoas que tinham continuado no caminho que eu deixei para trás, mais eu me sentia mal. Via estagiários que começaram junto comigo se tornando gerentes, via pessoas mudando de empresa, conquistando outros títulos… e quanto mais eu me comparava, pior eu me sentia.

E de repente eu comecei a perceber que as pessoas que moravam na mesma cidade que eu não tinham essa visão de sucesso. Elas levavam uma vida mais simples, em contato com a natureza, e não precisavam de tantas coisas materiais ou tantos títulos para medirem o seu sucesso. E ao observar isso eu comecei a olhar para dentro e me perguntar: O que é sucesso para você, Natalie? Você realmente precisa de tanto dinheiro para se sentir bem sucedida?

E ao começar a fazer esses questionamentos eu comecei a perceber que a minha visão de sucesso não precisava ser essa visão padrão, o meu sucesso poderia ser medido de outra forma, como por exemplo: ter flexibilidade de horários; ter mais saúde; ter uma vida com mais qualidade; não precisar tomar tantos remédios; não sofrer mais de enxaquecas; ter dinheiro suficiente para fazer aquilo que gosto e que me faz feliz; ter tempo para encontrar amigos; ter tempo para participar de uma audiência pública ou um debate sobre compostagem no meio da semana, no meio da tarde; poder viajar pelo mundo e ainda assim continuar trabalhando. Ter sucesso para mim hoje em dia é estar me sentindo bem comigo mesma. É estar alinhada com a minha verdade. É ter tranquilidade e paz. É ter a felicidade de ouvir de um aluno: “Eu te agradeço por ser quem você é”. Não há nada melhor do que se conhecer e poder ser você mesma. Sem precisar seguir padrões, sem precisar provar nada para ninguém, apenas estando bem consigo mesmo.

Tomando como base a minha experiência, eu penso que é muito importante cada pessoa se perguntar isso: O que é sucesso para você? Pois as respostas serão diferentes! Sucesso para você pode ser ter uma carreira de sucesso ou se dedicar à maternidade. A sua visão de sucesso pode mudar ao longo dos anos, da mesma forma que a minha visão mudou. E aquilo que eu considero sucesso para mim, pode não ser para você. Eu acredito que independente do que a sociedade diz que é sucesso, é importante você ter a sua própria visão e estar confortável com ela. Desejo muito sucesso à você, seja ele qual for.

 

 

Deixe uma resposta